Acesso à Informação

Histórico do Lar Nossa Senhora Da Salette

O Lar Nossa Senhora da Salette, nasceu aos sete dias do mês de agosto de 1992, conforme descrito em sua ata de fundação, registrada no Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas Guido Castro Santos em São José dos Campos-SP, com número 87566 em 28 de junho de 1993.

Reunidos em uma sala da Capela do Centro Técnico Aeroespacial, membros da Pastoral da Família da comunidade Nossa Senhora do Loreto, coordenados pelo Padre Alfredo Granzoto - Capelão Militar do CTA, optaram pela criação de um Núcleo Assistencial no Conjunto residencial D. Pedro I com o objetivo de prover atendimentos gratuitos e permanentes para paraplégicos, hemiplégicos e cegos.

Na ocasião, foram propostos os nomes Obra Salette, Associação Salette, Lar Salette, Sociedade Salette e Casa Salette, todos sugeridos para não criar conflito com a já existente Congregação Nossa Senhora da Salette.

Foram propostos também os objetivos da obra, a formação de um corpo diretor, as fontes de rendas da obra, a elaboração de um Estatuto Social e a regularização junto à Prefeitura de São José dos Campos.

Por sugestão do Pe. Alfredo Granzoto, a data da fundação ficou definida para o dia 19 de setembro de 1992, por ser o dia de Nossa Senhora da Salette.

Aos oito dias de outubro de 1992, reuniram-se novamente os participantes da iniciativa do Lar Nossa Senhora da Salette para a indicação da primeira diretoria conforme definida no Estatuto.

Assim, a Sociedade Civil Mantenedora do Lar Nossa Senhora da Salette começou a funcionar em uma pequena casa, de aproximadamente 35m², que atendia 25 pessoas de baixa renda, todos deficientes (com paraplegia e hemiplegia) desde crianças, adolescentes, jovens e adultos em regime de internato que se encontravam em pleno abandono familiar.

Como passar do tempo, o Lar Salette passou a contar também com o apoio de Pastorais e Movimentos da Igreja católica, dos quais podemos destacar as Pastorais da Capelania Militar do CTA e o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de São José dos Campos.

No ano de 1996, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos doou ao Lar Salette um terreno, e a FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza) em parceria com o Lions Clube, por meio de apresentação de projeto, doaram a verba para construção e aquisição de móveis, cuja área atual é de 430m².

A partir daí, o Lar Nossa Senhora da Salette, passou a atender somente a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiências múltiplas severas em situação de risco que tiveram seus direitos violados ou ameaçados.

Ao longo se sua história o Lar Salette foi reconhecido como entidade filantrópica, conquistando consequentemente o título de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 4718 de 09/06/95) e Federal pela Portaria 3.368 de 23/12/2009 e, recentemente, o titulo de Utilidade Pública Estadual pela (Lei 14.086 de 26/05/2010).

Atualmente, após adequar seu estatuto ao Código Civil em vigor, passando então a ser chamada de Associação mantenedora do Lar Nossa Senhora da Salette, todos os usuários são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de São José dos Campos depois de receberem avaliação médica para confirmar o perfil de múltipla deficiência, e também terem uma avaliação da equipe multidisciplinar da Instituição.

Apesar de ser uma Instituição Privada, o Lar Salette conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social mantém um convenio que cobre parte de suas despesas. Os gastos que não são cobertos pelo Convenio Municipal são mantidos por parcerias com a iniciativa privada, colaboradores anônimos e campanhas de arrecadação promovidas pela Diretoria  Executiva da entidade.

O lar Salette, presta um atendimento de excelência para a sociedade, provendo “Acolhimento institucional” e “Atendimento dia” (ver + detalhes em atendimento) com uma equipe capacitada e qualificada, utilizando instalações e equipamentos modernos, dentro dos padrões exigidos pelas autoridades e conselhos regionais. 

Voltar

2013, 2024 © Lar Salette - Todos os direitos reservados

R. Edilson Sabino dos Santos, 520, Conjunto Dom Pedro I, São José dos Campos - SP
larsalette@gmail.com  |  (12) 3966-1899 / 3903-2883